A primeira chuteira Mercurial foi lançada há quase vinte anos. Ela surgiu nos pés de Ronaldo, ícone do futebol brasileiro, conhecido como “Fenômeno”. O modelo era diferente de qualquer outra chuteira lançada até então.

“Participei do desenvolvimento da Mercurial desde o início. Num dado momento era como se a chuteira tivesse se tornado parte dos meus pés. O processo foi incrível, e os resultados foram espetaculares. Demos uma guinada no mundo do futebol e escrevemos um novo capítulo na história das chuteiras”, relembra o ex-jogador.

O surgimento da Mercurial causou uma forte impressão no jovem Neymar Jr., que na época morava em Santos. “Todo mundo queria aquela chuteira, e eu também”. Assim como Ronaldo em 1998, em sua estreia na Seleção Brasileira, aos 18 anos, Neymar também entrou em campo usando uma Mercurial nos pés, a Superfly II.

“Marquei meu primeiro gol pelo Brasil usando aquela chuteira”, conta ele. “Por isso, ela sempre será especial para mim”. Celebrando essa conexão com a Mercurial que os dois craques carregam ao longo de suas carreiras no futebol, a nova Mercurial Puro Fenômeno da Nike traz influências estéticas tanto da Superfly II de Neymar Jr., quanto da primeira edição da Mercurial usada pelo Ronaldo em 98.

A lateral do calçado exibe a inesquecível combinação de cinza cromado e azul, que marcou o cabedal da Mercurial de 1998. As listras que demonstram a velocidade da versão moderna da Mercurial foram alteradas para representar as linhas onduladas do desenho original. A ponta preta das travas também é uma referência da edição de 20 anos atrás.

Na parte intermediária da chuteira, é possível ver o ousado grafismo da Mercurial Superfly II usada por Neymar Jr. no momento de sua ascensão à elite do futebol internacional. As palavras “Ousadia” e “Alegria” estão estampadas também na parte intermediária, traduzindo o estilo arrojado e brincalhão que faz a fama do craque da Seleção e do PSG em todo o mundo. O logotipo pessoal do jogador está gravado no calcanhar.

Ronaldo se sente feliz ao ver o artilheiro imprimir sua marca pessoal à família Mercurial. “A parceria entre Neymar e a Mercurial é perfeita”, afirma um dos maiores ídolos do futebol brasileiro. “Neymar tem um estilo muito particular: é rápido, muda de direção de forma súbita e surpreendente. Quando entra em campo, um atleta precisa de uma chuteira que o ajude a jogar, que não seja apenas um calçado – e sim uma parte do seu corpo, capaz de obedecer aos nossos comandos. E é isso que a Mercurial faz”.

Ronaldo ainda afirma que gosta muito de ver Neymar Jr. jogando. “Temos uma conexão. Ele é um jovem sensacional, extremamente equilibrado e focado, já com uma grande história no futebol”, diz o Fenômeno. “O mais importante é preservar a alegria dentro de campo; assim, vendo Neymar jogar, ficamos todos mais felizes”.

O respeito é recíproco. Falando sobre Ronaldo, Neymar Jr. diz: “é um dos meus ídolos, um dos maiores e mais icônicos jogadores da história. É uma grande alegria e uma imensa honra ter jogado com ele na Seleção”.

No Brasil, a nova Mercurial Puro Fenômeno já está disponível. Os consumidores da Grande São Paulo contarão ainda com um serviço de frete especial: quem comprar a nova chuteira até amanhã, dia 22 de dezembro, em Nike.com receberá o produto em até 6 horas. Essa ainda não é a chuteira que Neymar usará na Copa do Mundo da Rússia, mas ele entra, no novo ano, usando esse novo modelo.