O mundo inteiro está em contagem regressiva para a Copa do Mundo, que começa em junho. Os torcedores mais apaixonados estão ansiosos, com grandes expectativas sobre quem serão os jogadores escolhidos para representar seu país.

Os brasileiros puderam ter uma noção hoje pela manhã com a convocação de 25 jogadores, feita pelo técnico Tite para os dois últimos amistosos antes do Mundial, que acontecem nos dias 23 e 27 de março. O Brasil enfrentará a Rússia, em Moscou e depois reencontrará a Alemanha, em Berlim.

Das 23 vagas, 16 já tem dono. As outras sete serão preenchidas de acordo com os testes feitos nesta última data Fifa. Ainda há espaço para um goleiro, um zagueiro, dois laterais, dois meias e um atacante.

Twitter Oficial: @CBF_Futebol

Dos nomes escolhidos e confirmados por Tite, apenas Neymar não foi chamado dessa vez, por conta da lesão no quinto metatarso do pé direito que o levou a passar por um procedimento cirurgico.

As novidades

Três novidades apareceram na lista. O atacante Willian José, o meio-campista Anderson Talisca e o goleiro Neto nunca haviam sido convocados por Tite antes. Na noite de ontem, o Globo Esporte publicou uma matéria com Neto, que atualmente defende o Valencia, onde ele falava sobre a expectativa da convocação e objetivo de voltar à Seleção. O goleiro esteve nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e na Copa América, em 2015. Após a convocação, ele disse estar muito feliz e grato pela oportunidade.

Foto: www.ogol.com.br

Disputa por vaga na defesa

Para disputar a vaga que resta na zaga, Geromel (Grêmio) e Rodrigo Caio (São Paulo) foram convocados. Os dois já vestiram a amarelinha antes e, ao que tudo indica, farão uma boa disputa para ver quem será o escolhido por Tite.

Os nomes garantidos

Alisson, Ederson, Daniel Alves, Marcelo, Marquinhos, Miranda, Thiago Silva, Casemiro, Fernandinho, Paulinho, Renato Augusto, Coutinho, Willian, Gabriel Jesus, Firmino e Neymar.

Os convocados para os amistosos

Goleiros: Alisson (Roma), Ederson (Manchester City) e Neto (Valencia)

Laterais: Marcelo (Real Madrid), Daniel Alves (PSG), Filipe Luis (Atlético de Madrid) e Fágner (Corinthians)

Zagueiros: Marquinhos (PSG), Thiago Silva (PSG), Miranda (Inter de Milão), Pedro Geromel (Grêmio) e Rodrigo Caio (São Paulo)

Meio-campistas: Casemiro (Real Madrid), Willian (Chelsea), Fernandinho (Manchester City), Fred (Shakhtar Donetsk), Anderson Talisca (Besiktas), Paulinho (Barcelona), Philippe Coutinho (Barcelona) e Renato Augusto (Beijing Guoan)

Atacantes: Gabriel Jesus (Manchester City), Roberto Firmino (Liverpool), Douglas Costa (Juventus), Taison (Shakhtar Donetsk) e Willian José (Real Sociedad).

Repercussão na internet

As convocações que mais geraram comentários, chegando a entrar para os assuntos do momento, foram as de Fagner, Rodrigo Caio e Willian José. Dentre os três, a presença mais questionada foi a do lateral do Corinthians, que gerou piadas entre os internautas.

O perfil @bipolarsep usou alguns lances polêmicos envolvendo o lateral para ironizar